PSRBR :: Tudo para o seu teclado YAMAHA

ASIO. O que é ASIO?

Para músicos, DJ’s e quem trabalha com samples é importante saber O que é ASIO. Significa Audio Stream Input/Output, é o fluxo ou transmissão do áudio tanto de entrada quanto de saída na sua placa de som. O que interessa mesmo é o tempo dessa transmissão, esse tempo é chamado de Latência. Assim quando você usa samples e um controlador MIDI você notará que pressiona uma tecla do controlador e após um breve tempo (segundos) o computador reage e você então escuta o som.

O que é ASIO4ALL?

É a solução gratuita para emular hardware (placa de som) compatível com ASIO, a Steinberg (Yamaha) é a empresa responsável do protocolo ASIO.

Quem precisa do ASIO4ALL?

Todas as pessoas que têm um Home Studio e usam Windows. Significa que quem usa Mac OS ou Linux não terá problemas de latência, já quem usa Windows enfrentará sempre esses problemas.

Existe outra solução para quem usa Windows?

Claro, a Microsoft já desenvolveu o driver WaveRT (Driver for Real-Time) que de forma nativa no Windows reduz a latência, significa que você não precisaria mais do ASIO4ALL, porém ainda não vi muitos softwares que usem esse driver.

Vantagens e Desvantagens

Não há como comparar, o ASIO4ALL apenas fará com que a placa de som do computador seja forçada pra reduzir o tempo de latência mas a qualidade do som será afetada. Pense no seguinte: Você já escutou alguma vez algum vídeo de samples (Ex. Kontakt) sendo executados por apresentadores oficiais de alguma empresa? Você assiste ao vídeo e fica surpreso na qualidade e realidade do som, porém, quando você baixa esse sample e usa no seu computador percebe que não é igual. Isso é porque você está emulando o ASIO ou então está usando a sua placa de som simples que não é compatível com ASIO. Considere que o driver da placa de som poderá dar bug de vez em quando ao ser forçada para emular ter ASIO, ser der bug será necessário reiniciar o PC.

Software alternativo

Sempre é bom conhecer alternativas, existe por exemplo o driver WaveRT como explicado, mas já existe software que internamente usa o driver, um software recomendado é o Mixcraft, tem várias versões e existe uma versão com ótimo preço e original na loja da Steam, por exemplo, poderia usar o Kontakt em tempo real sem precisar de instalar mais nada e também sem precisar deixar o uso exclusivo da placa de som para apenas um software como acontece com o ASIO4All.

Também é importante identificar quando precisa mesmo do uso de samples usando Kontakt, muitas das vezes há melhores opções que não usam muitos recursos no computador, por exemplo o uso de outros Instrumentos Virtuais (VSTi) leves e de graça ou até mesmo tecnologia antiga como SoundFonts. Também nunca desconsiderar que atualmente são usados muitos teclados que usam samples internos chamados de Expansões, assim você irá garantir que não precisará de um computador e ter o risco de uma hora dar bug ao vivo, teclados recomendados são por exemplo os PSR-SX da Yamaha com muito espaço para instalar samples.

Placas de Som e dispositivos USB compatíveis com ASIO.

Aqui a questão é fácil, há muitas alternativas, mas sem dúvida uma boa dica é procurar uma placa da Creative e ler as especificações para ter conhecimento da compatibilidade, não compre sem antes ler todas as especificações. Também existem vantagens para quem usa gravadores da Zoom, estes gravadores usam esta tecnologia e poderá usá-los para apresentações em tempo real, outra vantagem é que os gravadores da Zoom são conectados via USB, assim poderá usar o gravador em um notebook, assim será mais fácil poder fazer uso de samples sem latência, sem comprometer a sua placa de som e sem riscos de se dar mal numa apresentação ao vivo.

O que é ASIO? Notas finais

asioApenas com fins de não gastar dinheiro e reduzir a latência é bom usar o ASIO4all, mas mesmo num Home Studio o recomendável é usar uma placa de som compatível com ASIO ou então mudar de OS, passar a usar Mac OS ou Linux. Alternativamente no Windows também pode procurar software compatível com WaveRT para esquecer de vez do ASIO4ALL.

Software como o Cubase da Steinberg já tem um driver otimizado para usar ASIO.

Software como o FL Studio recomenda o uso do ASIO4ALL nos computadores dos clientes, mas nunca irá substituir uma verdadeira placa física ASIO. O ASIO4ALL tem o risco de deixar você na mão numa apresentação ao vivo, para fazer o download é só clicar no link [download] e irá abrir uma nova aba, importante reparar que a última versão está apenas em inglês, mas não faz mal baixar uma versão anterior em português se não se lidar bem com o idioma inglês. Não esqueça que se a placa de som parar de funcionar será necessário reiniciar o computador ou até mesmo reinstalar o driver da placa de som.

Voltar ao início: https://psrbr.com

PSRBox

Pianista, tecladista e programador de styles/midis. Fã de teclados Yamaha.