Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2

Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2

Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2

Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2 foi um dos principais problemas antigamente para quem fazia Karaokê (MIDIs com extensão .KAR), existia software relativamente caro que fazia este trabalho, e para falar a verdade hoje já não é comum ver pessoas se preocupando se o formato do MIDI é 0 ou 1).

Ferramentas de software eram vendidas para fazer a conversão, e muitos destes software acabaram caindo no esquecimento uma vez que os teclados começaram a ter compatibilidade com os formatos 0 e 1, também os software começaram a ter tal compatibilidade.

Qual é a diferença dos Formatos 0 e 1? – Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2

Antes de dar a explicação é importante entender a diferença entre Track e Channel, talvez você usa as duas palavras sem reparar que não são sinônimos, tem até mesmo software que não faz uso da diferença e também por isso chega ao erro.

Para quem trabalha com Drum Machines deve resultar fácil entender a diferença, um track pode ter dentro diversos Channels, ou seja, você pode ter vários Channels (para separar as percussões como exemplo) e estes Channels terem saída no Track 10 (como exemplo). Assim você pode entender que um MIDI por padrão tem 16 Tracks, porém, cada track pode ter dentro vários Channels.

E é aqui que vem o uso dos formatos Tipo 0 e Tipo 1: O Formato 0 armazena tudo apenas num track, ou seja todos os Tracks são “unificados” num só. Este Formato 0 foi bem comum no passado para teclados, os teclados só aceitavam o formato 0, parece como se fosse um mistério usar o Formato 1, assim em contraste para o software era comum usar o formato 1 porque você usava um software sequenciador e precisava sempre ter tudo separado para fazer a edição, então você tinha um sério problema, tudo que fazia ficava no Formato 1 e o seu teclado aceitava apenas o Formato 0. Saber Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2 significava tudo.

Para quem começou no passado a criar Karaokê baseado em MIDIs deve lembrar a dor de cabeça de querer colocar a letra, o software usado mostrava uma mensagem do tipo: “O formato do arquivo é 0, deve converter para 1”.

Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2 foi realmente um trabalho comum, hoje já são poucas as pessoas que passam por estes problemas, os softwares abrem qualquer tipo, mas muito deste software ainda hoje não deixa escolher o formato para salvar, você pode se ver obrigado a instalar um software apenas pela função de conversão de formatos MIDI 0 e 1.

Existe esta pequena ferramenta, muito simples, mas que faz o trabalho para você, funciona para um arquivo em específico ou uma pasta inteira de arquivos (conversão em massa). Tem ainda quem vende no Mercado Livre ferramentas para fazer algo tão simples. Esta ferramenta aqui faz o mesmo trabalho e de graça! Isto resolve o problema de Como converter formatos MIDI 0, 1 e 2

Homehttps://psrbr.com ir ao inicio do site.

Menu
Translate »