PSRBR :: Tudo para o seu teclado YAMAHA
yep-format

Samples YEP com camadas de sensibilidade

Samples YEP com camadas de sensibilidade

samples yepUma programação que parece um mistério é como criar Samples YEP com camadas de sensibilidade, quer dizer que quando pressiona uma tecla com pouca força é ativada uma wave, quando é pressionada a mesma tecla com mais força outra wave é a que responde, a criação deste efeito é bem simples com o Expansion Manager da Yamaha para os arquivos de samples modernos como o PPI, porém, para os Samples YEP é outra história.

De antemão a Yamaha nunca liberou oficialmente o editor de Expansões para a linha PSR-s50, tais como os PSR-s650, PSR-s750 e PSR-s950, ter um teclado destes tem vantagens e desvantagens:

Vantagens:
  • São teclados ainda modernos que podem ser explorados.
  • Têm suporte a ritmos SFF2, Mega Voices e o s950 ainda pode ser considerado um dos melhores arrangers e workstations que a Yamaha já fez.
  • Por serem teclados já de gerações passadas o preço é menor comparado aos mais novos e a tecnologia destes teclados realmente é boa.
  • Tem muitos Samples YEP na internet, podem ser misturadas voices e drum kits especificos usando diversos YEP para criar um YEP apenas com o que interessa. Não é possível fazer isto com os PPI.
Desvantagens:
  • O criador de Expansões para esta linha nunca foi liberado oficialmente pela Yamaha.
  • O editor de samples existe na internet e é uma versão modificada para poder ser usada, não tem suporte nem garantia de uso.
  • Os ritmos de teclados superiores devem ser editados para serem compatíveis com a linha PSR-s50.
  • Os programadores de Expansões e Samples não têm muito a fazer respeito a proteger os YEP uma vez que os Samples YEP não têm proteção de criptografia, por tal motivo muitos programadores desistiram deste formato e passaram a programar apenas para teclados da linha PSR-s70 ou superior.
Vale a pena ter um teclado PSR-s650?

Qualquer um da família como o PSR-s650, PSR-s750 e PSR-s950 são teclados realmente bons, mas analise as vantagens e desvantagens acima para ver se atende às suas necessidades.

Afinal, cadê a Expansão com camadas de sensibilidade?

Segue o link para fazer o download de um sample do tipo Metal. Como comentado acima, você pode misturar este YEP com o seu para incluí-lo e instalá-lo no seu teclado.

Download:

O sample foi feito apenas com o objetivo de mostrar que é possível fazer este efeito na linha PSR-s50, nós não fazemos mais Expansões ou Samples YEP devido a que não podem ser criptografados e estes podem ser revendidos facilmente. Por terem saído de linha não são feitos tutoriais ou vídeos destes teclados. Nós não fazemos parte da Yamaha e não oferecemos suporte.

Home: https://psrbr.com ir ao inicio do site.

PSRBox

Pianista, tecladista e programador de styles/midis. Fã de teclados Yamaha.